quarta-feira, 17 de junho de 2009

LAZER NA CAPITAL POTIGUAR

Um roteiro de diversão e artes em Natal

A noite de Ponta Negra, com bares, pubs, restaurantes e boates, tanto na orla marítima quanto em outras partes do bairro, como o trecho ao lado do Praia Shopping, é uma das atrações para quem procura lazer em Natal. Na Ribeira, bairro histórico da cidade, o visitante pode marcar um encontro com as artes no secular Teatro Alberto Maranhão, ou então no Espaço Cultural Casa da Ribeira, um dos destaques do roteiro artístico e cultural natalense. Das praças de alimentação de shopping, as mais movimentadas e badaladas são a do Midway Mall, em Lagoa Nova; Praia Shopping, em Ponta Negra; e Natal Shopping, na BR 101, no bairro de Candelária. No Centro de Turismo, em Petrópolis, se encontram lojas de artesanato e o tradicional Forró com Turista. Para quem deseja um contato direto com a fauna e flora local, além de fazer caminhadas e conhecer as trilhas de uma das maiores áreas verdes da cidade, a dica é passear pelo Parque das Dunas, um espaço cultural que passou por recentes reformas. Lá, além de parque infantil, periodicamente são realizados shows musicais ao ar livre, nas tardes de domingo.

TEATRO ALBERTO MARANHÃO – O centenário teatro é um dos mais tradicionais espaços culturais da cidade. Praticamente todos os dias tem espetáculos em exibição. Toda terça-feira, por exemplo, tem o Projeto Seis e Meia, shows musicais com cantores de fama nacional e atrações locais, a partir das 18h30. Praça Augusto Severo, Ribeira. Tel: (84) 3222 3669.

TCP – TEATRO DE CULTURA POPULAR. Um dos mais novos espaços culturais de Natal, o TCP também é palco não só de teatro, mas também de outros eventos, como sessões de cinema. Rua Jundiaí, 641, Tirol. (84) 3232 5307.

CINEMAS – Salas do Moviecom, no Praia Shopping, em Ponta Negra, fones 3236 3350 e 3236 3450; e do Cinemark, no Shopping Midway Mall, em Lagoa Nova, fone 3646 3424.

CASA DA RIBEIRA—Localizada em casarão de 1911, totalmente restaurado e que em 2001 tornou-se um dos mais badalados abrigos da arte e dos artistas em Natal, o Espaço Cultural Casa da Ribeira é formado por um teatro com 164 lugares, uma sala de arte contemporânea e um café cultural. No teatro, além de apresentações de peças, ocorrem com freqüência espetáculos de dança e música, num ambiente com tratamento de acústica especializado e central de ar-condicionado. Na sala de arte contemporânea, acontecem exposições periódicas. Informações no 3211 7710. Nesse bairro, se encontram outros espaços culturais, bares e restaurantes, além de periodicamente ser palco de eventos musicais, como shows de rock, e mostras de cinema.

CENTRO DE TURISMO – O prédio foi construído por volta do final do séc. 19, em linhas arquitetônicas neoclássicas, e já foi orfanato e prisão. Desde 1976, abriga o Centro de Turismo, com 36 lojas de artesanato. Conta também com uma ampla galeria de arte e antiguidades, onde se encontra um grande e variado acervo. Cada loja de artesanato ocupa uma das antigas celas de prisão. Funciona diariamente, das 9 às 18h. De lá se vê uma bela paisagem da cidade, da orla marítima e do rio Potengi. Conta com restaurante de comida regional e lanchonete. Apresentações de shows folclóricos e o tradicional Forró com Turista, evento este realizado todas as quintas-feiras à noite, a partir das 22h, há mais de duas décadas, animando visitantes e o público natalense. Rua Aderbal de Figueiredo, 980, Petrópolis, fones 3211 6149 e 3211 6218.

MERCADO DE PETRÓPOLIS – Lá, você encontra também boxes com lojas de alguns dos mais conhecidos sebos (venda de livros usados) da cidade, além da sede do Cine Clube Natal e o Pub Papo Furado. Av. Hermes da Fonseca, no bairro de Petrópolis.

PARQUE DAS DUNAS – O Parque Estadual Dunas de Natal “Jornalista Luís Maria Alves” possui 1.172 hectares de mata nativa, 8,5 km de comprimento e uma largura média de 2 km. Como área integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, é de fundamental importância para a qualidade de vida da população em Natal . O Bosque dos Namorados, localizado no bairro de Morro Branco, é o portão de entrada do Parque. O bosque dispõe de centro de visitantes, centro de pesquisas, oficina de educação ambiental e artes, parque infantil, anfiteatro, lanchonete, áreas de jogos e descanso. No anfiteatro Pau Brasil, são realizados, no domingo à tarde, shows do projeto Som da Mata, atraindo público de todas as idades. Aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, e feriados. Entrada no bosque: R$ 1,00. Para caminhar nas trilhas, mais R$ 1,00.

FORTE DOS REIS MAGOS – O mais conhecido e freqüentado patrimônio histórico da cidade. De lá, se tem uma das mais belas paisagens da orla marítima de Natal e da bela Ponte Newton Navarro, ligando bairros centrais de Natal à Praia da Redinha e litoral Norte. A Fortaleza localiza-se na Praia do Forte.

MUSEU DE CULTURA POPULAR DJALMA MARANHÃO – Um dos mais novos museus da cidade, com rico acervo da cultura popular e atualizados recursos multimídias. Visitas de terça a sexta, de 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados facultativos, das 10 às 17h. Praça Augusto Severo, bairro da Ribeira. Fone: 3232 8149.

Nenhum comentário:

Postar um comentário