sábado, 8 de agosto de 2009

NOTÍCIA/Lançamento literário

LULA NA LITERATURA DE CORDEL

Jóis Alberto


O livro “Lula na Literatura de Cordel”, do poeta Crispiniano Neto, será lançado às 20h deste domingo (09/08/09) no estande do Jornal de Fato durante a 5 Edição da Feira do Livro de Mossoró, logo após o poeta tomar posse na Academia Mossoroense de Letras. Editado pela editora Queima-Bucha, daquela cidade, o livro, que já foi lançado em Natal, Brasília, Rio de Janeiro e outras capitais, relata diversos momentos da trajetória política e pessoal do Presidente Lula. O volume tem 10 capítulos divididos em temáticas, como: as lutas do movimento sindical, as campanhas de Lula, as vitórias, Programas do Governo Federal e aliados políticos do líder petista, como a Governadora Wilma de Faria e o Deputado Estadual Fernando Mineiro.
Além de cordéis do próprio Crispiniano, poetas populares de todo o país estão representados no volume. Para escrever o livro, Crispiniano Neto fez uma pesquisa e selecionou trabalhos que melhor representavam momentos marcantes do Presidente Lula, que já é uma das cinco figuras mais cantadas pelos poetas populares, juntando-se ao grupo formado por Padre Cícero, Lampião, Frei Damião e Getúlio Vargas.
A impressão número 01 do livro Lula na Literatura de Cordel foi entregue em mãos ao Presidente da República durante o evento de posse de Crispiniano na ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Além do trabalho como escritor, Crispiniano Neto é presidente da Fundação José Augusto (FJA), órgão cultural do Governo do Rio Grande do Norte.

POETA ENGAJADO

Crispiniano Neto já publicou cerca de 150 folhetos de Literatura de Cordel Nordestina, dentre eles Meu Martelo, constantemente recitado antes de grandes reuniões sindicais em todo o Brasil. "A primeira vez que escutei isso foi na greve do ABC. Eram cantados de um lado para animar a peãozada, Crispiniano fazia a sua apresentação, depois a gente cantava "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, e em seguida a gente cantava o Hino Nacional", lembrou emocionado o Presidente Lula durante a posse de Crispiniano Neto na ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel, em agosto do ano passado.
O poeta ocupou a cadeira número 26, cujo patrono é Câmara Cascudo, figura que mais escreveu sobre as origens da Literatura de Cordel. Sobre a posse de Crispiniano, o Presidente Lula declarou: "O companheiro Crispiniano fez por merecer esta honra, escrevendo ao longo da vida mais de 150 folhetos de cordel, sempre engajado na luta pela preservação desta arte popular brasileira." Crispiniano é o terceiro poeta norte-riograndense a se tornar imortal da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. O primeiro foi o poeta cordelista, cantor e compositor Marcos Lucenna, que ocupa a Cadeira Número 7, cujo patrono é o poeta e principal editor da Literatura de Cordel, João Martins de Athayde; o segundo foi o poeta Antonio Francisco Teixeira de Melo, que ocupa a Cadeira no. 15, patronímica de Patativa do Assaré. A ABLC homenageia outro norte-riograndense, também folclorista e escritor, Veríssimo de Melo, que é patrono da Cadeira de número 16, ocupada pela poetisa Adriana Cordeiro Cavalcanti.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Nascido em 22 de fevereiro de 1956, em Santo Antônio (do Salto da Onça) – RN, Crispiniano Neto é filho de José Ireno de Lima (agricultor, plantador de fumo e político) e Rita dos Santos de Lima (comerciante). Tem formação como Engenheiro-agrônomo e é Bacharel em Direito, com Especialização em Língua Portuguesa – Leitura e Produção de Textos. Crispiniano é militante político, sendo membro da direção estadual do PT e em sua trajetória também atuou como cooperativista, líder estudantil e sindicalista.
É jornalista provisionado, assinando coluna diária (Prosa & Verso), no Jornal de Fato, de Mossoró. Tem 11 livros publicados, um CD e os cerca de 150 folhetos de Literatura de Cordel com mais de dois milhões de exemplares espalhados pelo Brasil e outros países. É dramaturgo, com dez peças de sua autoria, dentre as quais se destaca O Auto da Liberdade. É membro da Academia Mossoroense de Letras e do Conselho Estadual de Cultura, do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados do Brasil, preside a Comissão gerenciadora da Lei de Cultura Câmara Cascudo do RN e representa o Fórum dos Secretários de Cultura do Brasil na Câmara Setorial do Livro e Leitura do Brasil.

SERVIÇO:

Lançamento do Livro Lula na Literatura de Cordel
Autor: Crispiniano Neto
Local: Estande do Jornal de Fato – 5ª Edição da Feira do Livro do Mossoró
Data: 09 de agosto de 2009
Hora: 20h


FONTE: Assessoria de Comunicação Social da FJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário