terça-feira, 4 de maio de 2010

SÉTIMA ARTE/Lançado o Núcleo de Produção Digital de Natal

Texto: Jóis Alberto

A produção natalense de audiovisual digital entrou numa nova fase, nos dias 23, 24 e 25/04/2010 (sexta-feira, sábado e domingo), quando foi instalado o Núcleo de Produção Digital – NPD, órgão gerenciado pela Fundação José Augusto/Governo do Estado, através de parcerias com o Ministério da Cultura, entidades e instituições locais da área. A programação, sempre no Palácio da Cultura/Pinacoteca do Estado, centro da cidade, durante o final de semana, constou, na noite de sexta-feira, de solenidade de instalação do NPD, com a participação do presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto; diretor adjunto Fábio Lima; coordenadora do NPD Natal Mary Land Brito; produtora Keila Sena, além do secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, cineasta Silvio Da-Rin; do cineasta Philippe Barcinski; e do coordenador executivo da unidade técnica do programa governamental “Olhar Brasil”, cineasta Hermano Figueiredo. Na manhã e tarde de sábado e domingo, foi realizado o curso de linguagem cinematográfica ministrado por Philippe Barcinski.
Integrante da nova geração de cineastas do Brasil, figurando ao lado de diretores criativos e premiados como Fernando Meirelles, Walter Moreira Salles e José Padilha, dentre outros, Barcinski dirigiu o longa-metragem Não por acaso, com Rodrigo Santoro, Leonardo Medeiros, Letícia Sabatella, Branca Messina, Cássia Kiss. O filme foi exibido na noite de sábado para uma platéia formada pelos 70 participantes do curso, selecionados por análise de currículo e questionário, por uma comissão julgadora formada por integrantes do conselho gestor do NPD.
CINEASTA - Produzido por Fernando Meirelles, Não por acaso foi visto por 120.000 pessoas no Brasil e ganhou 16 prêmios, incluindo Silver Hugo na sessão New Directors Competition do Festival de Chicago. O filme, que marca a estréia do diretor em longa-metragem, participou do Sundance Screenwriter’s lab onde recebeu o Alfred Sloan Award. Recebeu críticas elogiosas da “Variety”, da “Folha de São Paulo”, dentre outros veículos. Antes de Não Por Acaso, Philippe Barcinski dirigiu cinco filmes de curta metragem (como Palíndromo e A Janela Aberta) que receberam mais de 50 prêmios, participando dos mais importantes festivais de cinema do mundo como Cannes (seleção oficial) e Berlim.
Formado em cinema pela Universidade de São Paulo, Barcinski dirigiu ainda episódios das séries de televisão para Globo (Cidade dos Homens), ARTE (Dance, Dance, Dance), Cultura (quadro Curumins do programa Castelo Ra Tim Bum) e MTV (Futuro).
OLHAR BRASIL – O programa Olhar Brasil tem como missão apoiar a produção audiovisual independente, favorecendo a formação e o aprimoramento de técnicos e realizadores. Também objetiva formar e consolidar parcerias para o desenvolvimento da atividade audiovisual nas diversas regiões do país, através do funcionamento dos NPDs – Núcleos de produção digital. Atualmente, os NPDs estão implantados em 15 Estados brasileiros.
O Conselho Gestor do NPD Natal é formado pelas seguintes instituições que atuam na área do audiovisual potiguar: Secretaria Estadual de Educação e Cultura, FJA, Cineclube Natal, ABD-RN, TVU/UFRN, Micromundo, UNP, IFRN, UERN e Zoon.

PROGRAMA DO CURSO DE LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

Aula 1 - A formação do cinema clássico – sábado – 9h às 13h
Aula 2 - O rompimento com o clássico – sábado – 14h às 18h
Exibição do Filme Não Por Acaso de Philippe Barcinski – sábado – 19h
Aula 3 - Aprofundamento dos recursos de estilo – domingo – 9h às 13h
Aula 4 - Testemunhal de um cineasta ao fazer um filme hoje no Brasil – domingo - – 14h às 18h