quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DELEUZE, FILOSOFIA E CINEMA

Tradutor de Deleuze, Foucault e Nietzsche, o professor Roberto Machado ministra minicurso e lança livro na UFRN

Um dos mais importantes professores universitários do Brasil, respeitado tradutor de livros dos filósofos Gilles Deleuze, Michel Foucault e Nietzsche, ensaísta e conferencista de prestígio, Roberto Machado estará em Natal nesta segunda-feira (27/09/2010) e terça (28) para ministrar minicurso sobre cinema no auditório da Biblioteca Central da UFRN, das 16h às 18h30. “Deleuze, a filosofia e o cinema”, como o minicurso é intitulado, é também o título do mais recente livro de Roberto Machado, que autografará o mencionado lançamento em evento literário às 18h30 de segunda, logo após o término da primeira aula do minicurso.
Roberto Machado é professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) e autor de diversos livros, dentre os quais “Foucault, a filosofia e a literatura” ; “Foucault, a ciência e o saber”; “Zaratustra, tragédia nietzschiana”; e ‘Nietzsche e a polêmica sobre "O nascimento da tragédia" (organização e introdução), todos publicados por Jorge Zahar Editor. Mestre e doutor em Filosofia pela Universidade católica de Louvain, na Bélgica, Roberto Machado fez seu pós-doutorado na Universidade de Paris VIII, com Deleuze.

UMA LIVRARIA COM TRADIÇÃO EM NATAL

Sarau de música celebra 33 anos de Livraria da Cooperativa Cultural da UFRN

Um sarau de música brasileira, a partir das 11h da manhã desta sexta-feira (24/09/2010) é uma das atrações da celebração de aniversário da Cooperativa Cultural da UFRN, que completa 33 anos de relevantes serviços, principalmente através das atividades da livraria dessa cooperativa. Localizada no Centro de Convivência daquela Universidade, a Cooperativa Cultural foi fundada em 5 de setembro de 1977. O sarau contará com a participação de nomes destacados da Escola de Música da UFRN, a exemplo da pianista Betânia Franklim e do saxofonista Ronaldo Ferreira.
A Cooperativa Cultural é uma sociedade que valoriza a cultura e o conhecimento, formada por professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFRN. O estabelecimento oferece um acervo diversificado, com títulos de literatura universais e do país, livros técnicos adotados em disciplinas ministradas na UFRN e outras instituições de ensino superior do Estado; e obras da Editora Universitária da UFRN e escritas por autores potiguares, além de CDs e DVDs de artistas nacionais e do RN, dentre outros serviços.
Palco de encontro de professores, escritores e intelectuais da cidade, também promove lançamentos de livros. A Livraria do Campus já recebeu, para lançamentos e sessões de autógrafos, a visita de grandes escritores brasileiros, como Ariano Suassuna, Fernando Sabino, Antônio Torres, Francisco J. C. Dantas, Fernando Monteiro, Raimundo Carrero, dentre muitos outros.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social da Cooperativa Cultural da UFRN.